Prezado(a) Acadêmico(a), o ano letivo de 2016 tem seu início neste mês de junho. É o momento no qual estamos recepcionando e parabenizando nossos novos estudantes, de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

É uma imensa alegria dar as boas-vindas a vocês que estarão na UFAC, nos próximos anos, para realizar uma importante etapa de formação acadêmica e profissional. Formação que, com certeza, lhes dará condições de exercer plenamente suas atividades profissionais e sua cidadania. Você conseguiu e merece os parabéns por seu sucesso. No entanto, não se esqueça do compromisso social que advém desse privilégio: o de auxiliar com seus esforços, o desenvolvimento econômico e social de nosso país.

Além dos novos estudantes, saudamos demais estudantes, nossos docentes e técnicos administrativos.

Todos juntos somos a Ufac!

Desejamos que você realize-se plenamente em nossa Instituição.

Prof. Dr. Minoru Martins Kinpara
REITOR

Profa. Drª. Margarida de Aquino Cunha
VICE-REITORA

Profa. Drª. Aline Andréia Nicolli
PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO

Calendário

Atendimento ao estudante

OITO instâncias da reitoria possuem estreita relação com a graduação na UFAC:

(1) Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD
É o órgão responsável pela coordenação das políticas e dos procedimentos relativos ao ensino de Graduação.

(2) Diretoria de Iniciação Profissional e Mobilidade Estudantil - PROGRAD
À Diretoria de Estágio e Iniciação Profissional cabe sugerir e elaborar acordo de cooperação e termos de compromissos em conformidade com a Legislação e as Normas Institucionais para o desenvolvimento do Estágio.

(3) Pró-reitoria de Assuntos Estudantis
É o órgão responsável pelo planejamento e execução da política de assistência estudantil. Tem como finalidade promover ações afirmativas de acesso e inclusão social que buscam garantir a igualdade de oportunidade aos estudantes.

(4) Pró-reitoria de Extensão e Cultura
É responsável pelo apoio e incentivo as ações acadêmicas voltadas para arte e cultura, coordenando as políticas de assistência estudantil.

(5) Núcleo de Registro e Controle Acadêmico – NURCA
É a unidade responsável pela coordenação das atividades fins e pelo registro, controle e guarda de documentos da vida acadêmica dos estudantes.

(6) Biblioteca Central
É o órgão suplementar ao qual compete solicitar, registrar, selecionar, tratar tecnicamente, organizar e disponibilizar a informação e serviços para atender às necessidades das atividades dos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Utilize a Biblioteca para aprimorar seus estudos!

(7) Restaurante Universitário
Com cardápio variado, de excelente qualidade, garante uma alimentação equilibrada e saudável para os estudantes da UFAC. Serve café da manhã, almoço e jantar. Experimente!

(8) Assessoria de eventos e Cerimonial Buscam promover, coordenar, organizar, apoiar, fomentar eventos e ações integradas de diferentes áreas de conhecimento, dentro e fora da UFAC, junto às unidades acadêmicas e administrativas.

Não deixe de participar das atividades promovidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centro Acadêmico do seu Curso (CA).

Unidades acadêmicas

As atividades de ensino, na UFAC, são desenvolvidas no âmbito das Unidades Acadêmicas, que se organizam em Centros Acadêmicos e Coordenações de Curso.

Para você que está iniciando agora sua trajetória na UFAC é importante lembrar que sua vida acadêmica está diretamente ligada à Coordenação e ao Colegiado de seu Curso.

O Colegiado, de acordo com o Regimento Geral da UFAC, é presidido pelo Coordenador do Curso e composto por representantes docentes e discentes, eleitos por sua categoria, em conformidade com os editais publicados, disciplinando o pleito.

É o Colegiado do Curso quem decide, em primeira instância, questões atinentes à trajetória acadêmica dos discentes na Universidade.

Horário de aulas:
Matutino: 7h30 às 12h50
Vespertino: 13h30 às 18h50
Noturno: 19h às 22h30
Sábados: Matutino: 8h às 11h30 e Vespertino: 14h às 17h30

Curso Coordenador Horário de atendimento
Rio Branco
Artes Cênicas Écio Rodrigues da Cunha 13h às 19h
Ciências Biológicas Francisca Estela Lima Freitas 7h às 13h
Ciências Econômicas José João de Alencar 15h30 às 21h30
Ciências Sociais Fernando Peres Peixoto 15h30 às 21h30
Direito Sâmia M. do S. P. El Hassani 15h30 às 21h30
Educação Física (Bel) José Reinaldo C. de Azevedo 7h às 13h
Educação Física (Lic) Rosangela Bertocco Macedo 7h às 13h
Enfermagem Suleima Pedroza Vasconcelos 7h às 14h
Engenharia Agronômica Lya Januária Vasconcelos Beirute 7h às 13h
Engenharia Civil Marconi Gomes de Oliveira
Engenharia Elétrica José Elieser de Oliveira Jr.
Engenharia Florestal Marco Antonio Amaro 7h às 13h
Filosofia Manoel Coracy Sabóia 15h30 às 21h30
Física George Chaves da Silva Valadares 12h às 19h
Geografia (Bel) Waldemir Lima dos Santos 15h30 às 21h30
Geografia (Lic) Gilberto Alves de Oliveira Júnior 7h às 13h
História (Bel) Francisco Pinheiro de Assis 15h30 às 21h30
História (Lic) (noturno) Euzébio de Oliveira Monte 15h30 às 21h30
História (Lic) (matutino) Euzébio de Oliveira Monte 13h às 19h
Jornalismo Gisele Lucena 15h30 às 21h30
Letras Espanhol Dalbi José Damasceno Pires D’ Ávila 15h30 às 21h30
Letras Francês Lindinalva Messias do Nascimento Chaves 13h às 19h
Letras Inglês Jannice Morais de Oliveira Cavalcante 13h às 19h
Letras Português Simone de Souza Lima 13h às 19h
Letras/Libras Alexandre Melo de Sousa 7h às 13h
Matemática Geirto de Souza 13h às 19h
Medicina Rodrigo Pinheiro Silveira Secretaria: 7h às 13h
Coord. Pedagógica: 7h às 13h
(Terça, quinta e sexta)
Coord. Pedagógica: 13h às 19h
(Segunda e quarta)
Medicina Veterinária Francisco Glauco Santos 8h às 12h e 14h às 17h
Música Cleuton do Nascimento Batista Secretaria 15h30 às 21h30
Coord. Pedagógica: 14h às 18h
Nutrição Danila Torres de Araújo 7h às 13h (Segunda, quarta e sexta)
15h30 às 21h30 (Terça e quinta)
Pedagogia Rossilene Brasil Muniz 13h às 19h
Psicologia Inêz Maria Jalul Araújo de Oliveira
Química Adriano Antônio da Silva 13h às 19h
Saúde Coletiva Herleis Maria de Almeida Chagas 15h30 às 21h30
Sistemas de Informação Claudionor A. do Nascimento 7h às 13h
Cruzeiro do Sul
Ciências Biológicas (Bel) Reginaldo Assêncio Machado 7h às 13h
Ciências Biológicas (Lic) Andre Casas 7h às 13h
Enfermagem Gardênia Lima Gurgel Do Amaral 7h às 13h
Engenharia Agronômica Leonardo Tavela 7h às 13h
Engenharia Florestal Bianca Cerqueira Martins 7h às 13h
Letras Espanhol Simone Vieira Nieto Blanco 13h às 19h
Letras Inglês José Mauro Souza Uchoa 7h às 13h
Letras Língua Portuguesa Vera Lúcia Magalhães Bambirra 15h30 às 21h30
Licenciatura Indígena José Alessandro Cândido Da Silva 7h às 13h (Segunda, quarta e sexta)
13h às 19h (Terça e quinta)
Pedagogia Maria Aldecy Rodrigues de Lima 13h às 19h

Vida acadêmica

Avaliação e Rendimento Acadêmico

Será considerado aprovado, na disciplina, o aluno que, cumulativamente, obtiver: (a) no mínimo, 75% da frequência às atividades didáticas programadas para o período letivo e (b) obtiver média parcial igual ou superior a 8,0 (oito) e/ou média final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco).

Não haverá abono de faltas, ressalvados os casos previstos em lei.

É permitido ao aluno, mediante requerimento fundamentado ao Colegiado de Curso, solicitar revisão de rendimento escolar obtido em qualquer instrumento de avaliação, no prazo de até 03 dias úteis contados a partir da divulgação e discussão dos respectivos resultados.

Será assegurado, ao aluno, o direito à segunda chamada das provas ou prorrogação para realização ou entrega de outras avaliações, quando justificada a ausência por impedimento legal ou motivo de doença, devidamente comprovados, desde que solicitada ao Colegiado de Curso, por escrito, até 03 dias úteis após a avaliação.

Para as disciplinas práticas ou de estágios, em que não seja possível aplicação de exame final, em razão da especificidade de avaliação das mesmas, considera–se aprovado o aluno que obtiver média parcial 5,0 (cinco) e frequência mínima exigida.

Exercícios Domiciliares

De acordo com o Regimento Geral da UFAC, poderá requerer regime de exercícios domiciliares, na forma da lei: (a) aluna em estado de gravidez, a partir do oitavo mês de gestação e (b) aluno portador de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados, conforme caracterização estabelecida em legislação vigente, que impossibilite sua frequência às atividades didáticas.

O regime de exercício domiciliar somente se aplica ao aluno matriculado em disciplinas no período letivo em curso e a solicitação da inclusão em regime de exercício domiciliar deverá ser dirigida ao Coordenador do Curso ao qual o aluno está vinculado, mediante a apresentação do atestado médico original e sem rasuras, indicando o período provável de afastamento. A solicitação deverá ser protocolada pelo estudante ou por procurador legalmente constituído, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis de ausência às atividades acadêmicas, e terá caráter de prioridade e urgência.

Aproveitamento de Estudo

De acordo com o Regimento Geral os componentes curriculares realizados em instituições credenciadas de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, em cursos de graduação, legalmente autorizados, salvo quando desnecessária a autorização do curso, tendo em vista a autonomia de criação dos cursos de graduação pelas IFES, poderão ser aproveitados pela UFAC. Para requerer o aproveitamento o interessado deverá protocolar requerimento acompanhado com os seguintes documentos:

(a) histórico escolar atualizado, no qual constem, por período letivo, os componentes curriculares cursados com suas respectivas cargas horárias e resultados obtidos; (b) programa das disciplinas cursadas com aprovação; (c) documento de comprovação de autorização ou reconhecimento do curso, quando realizado no Brasil; (d) documento emitido por órgão competente do país de origem, que comprove estudo em curso de instituição de ensino superior, que comprove a legalização da referida instituição, quando realizado no exterior. Neste caso, os documentos oriundos de instituições estrangeiras deverão obrigatoriamente ser autenticados pelo representante diplomático brasileiro do país em que foram expedidos e estar acompanhados das traduções oficiais juramentadas, salvo para os casos de países lusófonos.

Matrícula

Atenção, no ato da primeira matrícula institucional, junto ao NURCA, você receberá um código numérico que o acompanhará por toda a sua vida acadêmica. Semestralmente, você renovará a matrícula curricular inscrevendo–se em disciplinas em época própria estabelecida no calendário acadêmico. O ideal é que a escolha das disciplinas seja realizada com a orientação do Coordenador de seu curso, respeitando os pré-requisitos, os co-requisitos e a compatibilidade dos horários.

Não serão recebidos pedidos de matrícula decorrido os prazos fixados, salvo por motivo de força maior devidamente comprovado.

Trancamento de Matrícula

Antes de decorrida a metade do período letivo, será permitida, ao estudante, a solicitação do trancamento de disciplinas, não podendo fazê-lo por mais de duas vezes na mesma disciplina. O trancamento total da matrícula, pode se dar por até 02(DOIS) semestres consecutivos ou 03 (TRES) intercalados, sendo permitida a solicitação até o decurso da metade do período letivo.

Avaliação Institucional

Externa: regulamentada pelo Sinaes.

ENADE: é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade.

Interna: CPA e Avaliação de disciplinas

Comissão Permanente de Avaliação (CPA): que tem como atribuições as tarefas de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O questionário da CPA é disponibilizado nos meses de dezembro e/ou janeiro e deve ser respondido por toda a comunidade acadêmica.

Avaliação de disciplinas: disponível no portal do aluno, sempre nos últimos 30 dias do semestre. Participe e ajude a melhorar seu curso.

Sempre que solicitado dê sua contribuição avaliando as diferentes ações desencadeadas pela instituição e nos possibilitando estabelecer novas metas/ações.

Documentos institucionais:

Estatuto

Regimento

Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico Institucional

Resoluções

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos

Perfil do egresso

Estrutura curricular

Regulamentos específicos: estágio curricular, atividades complementares ou atividades acadêmico-científico-culturais, trabalho de conclusão de curso

 

Siglas e blocos

Veja o significado das principais siglas de setores da universidade; confira os nomes de blocos onde funcionam os cursos

O ingresso em uma universidade representa mais uma etapa da vida estudantil. São novas oportunidades, conhecimentos, descobertas. Caminhos que exigem compromisso e responsabilidade com a própria formação acadêmica e que nem sempre são fáceis.

Mais que o dia a dia na sala de aula, a rotina dos universitários inclui a presença em laboratórios de pesquisa, em projetos científicos desenvolvidos por professores e em diferentes espaços dentro do campus.

Para circular livremente dentro da instituição e economizar seu tempo — afinal, ninguém quer bancar o desinformado e perdido dentro do campus sede — preparamos uma lista com as principais siglas espalhadas pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Também fizemos uma seleção com a distribuição simplificada dos cursos de graduação por blocos.

Para completar seu guia de direção dentro da Ufac, clique aqui e visualize o mapa do campus.