Você está aqui: Página Inicial > Pro-Reitorias > Extensão e Cultura

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão é o órgão encarregado do planejamento, coordenação, supervisão e integração das atividades de extensão e cultura, envolvendo a comunidade interna e externa.
A Política Nacional de Extensão é pactuada pelas Instituições de Ensino que integram o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), tendo como referência o Plano Nacional de Extensão, publicado em novembro de 1999 (atualmente em revisão).
A Política Nacional de Extensão Universitária, aprovada em maio de 2012, e os seus demais documentos básicos estão disponíveis na página do Fórum www.renex.org.br.
O conceito de Extensão Universitária e as diretrizes pactuadas no âmbito do FORPROEX cumprem papel essencial na orientação da prática extensionista, sendo entendida como: “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”. (FORPROEX, 2010). As diretrizes adotadas para a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária são as seguintes:
Universidade (Docentes e discentes) + Comunidade = Extensão.

Prof. Dr. Carlos Paula de Moraes
Pró-Reitor de Extensão e Cultura
E-mail: proex@ufac.br
Telefone: (68) 3229 - 2649  

Sobre a Proex

Diretoria de Ações de Extensão

A Diretoria de Programas e Projetos de Extensão apoia, incentiva e dinamiza ações de extensão expressas na forma de programas, projetos, cursos de extensão, eventos, prestações de serviço, elaboração e difusão de publicações e outros produtos acadêmicos.
Prof. Dr. Valmir Freitas de Araújo
(68) 3901-2548 - daex.ufac@gmail.com

Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária

A Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária apoia e incentiva as ações acadêmicas voltadas para arte, cultura, esporte e lazer; Desenvolve produções culturais voltadas para a comunidade interna e externa. Coordena o uso e o funcionamento de espaços próprios da universidade, tais como Anfiteatro, Teatro e Centro de Convenções.
Sergio Luiz Zuza da Costa
(68) 3901-2698 - dacic.proex@gmail.com
CulturalO espaço Ufac Cultural tem como objetivo promover e divulgar ações culturais e de lazer dentro dos campi da Ufac. Nossa agenda será atualizada mensalmente, buscando sempre a promoção de espaços de descontração e de lazer para os alunos e servidores.  Pensando nisso, as atividades priorizam os horários vagos de nosso público-alvo: almoço e finais de tarde.
Os espaços estão à disposição de nossos alunos e servidores. Venha integrar esse espaço conosco e traga suas sugestões! Contamos com você!

Editais internos (Proex)

A Proex possui duas modalidades gerais de editais, ou seja, “Editais de financiamento” e “Editais de fluxo contínuo e de curricularização”. Anualmente será divulgado a abertura oficial do Edital de Fluxo Contínuo que tem como objetivo cadastrar na plataforma as ações de extensão que venham a ser propostas durante o ano vigente, bem como das ações de extensão com vistas a curricularização.  Todos os Editais da Proex, deverão dar prioridades aos Programas internos visando potencializar os recursos, bem como facilitar o acompanhamento das ações.
Todas as ações inscritas serão avaliadas quanto a sua ligação ao Edital proposto, bem como pela relevância final proposta do produto da ação. Caracteriza-se como produto de extensão: a) Impacto social da ação; b) produção de publicações e outros produtos acadêmicos decorrentes das ações de extensão, para difusão e divulgação cultural, científica ou tecnológica. Inclui-se: livro, capítulo de livro, anais, manual, cartilha, jornal, boletim, revista, artigo, relatório técnico, produto audiovisual (ex.: filme, vídeo, DVD, CD-Rom); c) programas de rádio, programa de TV, aplicativo para software, jogo educativo, produto artístico (ex.: partitura, arranjo musical, gravura, texto teatral) e outros. A própria natureza das ações extensionistas requer um produto que incida na vida social e acadêmica. Por isso todas as ações serão avaliadas pelo seu produto final.
O fluxo da submissão das Ações de Extensão será:
a)     Lançamento do edital;
b)    Inscrições das propostas aprovadas nas instâncias competentes;
c)     Avaliação interna (de comitê específico ou equipe interna da Proex);
d)    Divulgação da lista das ações contempladas;
e)     Os coordenadores deverão cadastrar na plataforma de ações de extensão suas propostas para os devidos encaminhamentos. 

Editais de coordenadores de projetos/eventos/curso

Todos os bolsistas atuantes nas ações de extensão com financiamento deverão ser selecionados por meio de editais, afim de dar transparência ao processo de seleção e monitoramento das bolsas.

Editais externos

O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. 
Coordenação-geral: (61) 2022-8177 / 8186.